Conectado como:
filler@godaddy.com
Conectado como:
filler@godaddy.com
A limpeza faz parte das necessidades básicas do ser humano e quanto mais importância damos a ela mais qualidade de vida temos, acompanhe abaixo o que é preciso para uma limpeza de alto nível. Analise com cuidado e verifique no que você vai bem e onde pode melhorar.
Este é o principio de tudo! A ordem! Ela precisa existir, na maioria das vezes em projetos novos nem sequer uma area específica para acomodar os itens de limpeza e manutenção são planejados, mas pense um pouco; depois de um enorme investimento de tempo, dinheiro e esforço o que poderia ser mais importante do que manter o imóvel limpo e em boas condições? Se você for fazer uma obra nova, lembre-se que um espaço para abrigar os materiais de limpeza e manutenção é essencial. Outras vezes o local dos materiais é dividido com outras coisas o que deixa tudo muito confuso e difícil.
O certo é ter um espaço exclusivo, não precisa ser grande se a demanda é pequena, mas este deve ser o espaço da limpeza e tudo ali deve estar organizado, bem identificado e você deve ter orgulho de mostrar este cantinho para qualquer pessoa.
COMO MONTAR E MANTER ESTE ESPAÇO:
Tenha um móvel ou crie prateleiras com várias divisórias para conseguir separar os tipos de produtos e também os tipos de acessórios, crie uma divisória especialmente para os pequenos equipamentos, são os mais fáceis de se perderem e quando você mais precisa eles não estão ali. Enfim você entendeu a idéia, uma divisória para produtos, outra para os panos outra para escovas e por aí vai. Meta-se a fazer e a criatividade aparece e o milagre acontece. Você pode até utilizar materiais que estão por ali dando sopa e não estão sendo usados para nada e conseguir criar espaços lindos para a área da limpeza.
O drama das vassouras e objetos com cabos: Este é um problema clássico. Lidar com cabos é complicado eles caem fácil no chão, são difíceis de acomodar e a coisa mais provável é que fique um pouco em cada canto e é muito chato sair as catas de uma vassoura para lá e para cá quando você está com pressa. A saída é investir em suportes acomodadores de cabos, também com criatividade é possível criar alguns. O fascinante é que depois, ver suas vassouras e cabos tudo organizadinho vai ser top e lhe dará uma ótima sensação de controle.
Não permita invasão. Fazer qualquer um faz, o problema é manter e esta é uma questão de comportamento e comprometimento. Muitos espaços de limpeza lindos e organizados em poucos vezes viraram um depósito de tudo que é coisa e isto aconteceu por que simplesmente alguém guardou uma coisa ali, outro largou umas peças e assim foi indo até que o espaço da limpeza perde a sua identidade e é totalmente soterrado por tudo que é coisa e para reorganizar vai levar muito tempo. Estão cuide do seu espaço! acompanhe o que acontece ali, se viu um pequeno desvio, corrija na hora. É só ter capricho que o seu espaço de limpeza pode ficar cada dia mais bonito em vez de se deteriorar.
As opções de produtos e acessórios nos dias de hoje aumentam cada vez mais, a produção é diversificada e a oferta é tão grande que chega a confundir a mente dos usuários. Com tantas alternativas tenha a certeza que existem os produtos certos para você que atendem as suas necessidades de acordo com a realidade do seu espaço e chegar a compreender quais são os seus produtos certos é muito mais fácil do que talvez imagine.
COMO MONTAR O SEU MIX DE PRODUTOS E ACESSÓRIOS:
Menos é mais: É uma ilusão imaginar que ter um arsenal de produtos de limpeza a coisa vai ficar mais fácil; a realidade é exatamente ao contrário, muito produto acaba confundindo e dificultando tudo. Já visitei lugares que tinha mais de 50 frascos de produtos diferentes, muitos repetidos, outros já vencidos e diante deste cenário na hora de escolher o produto para limpar o risco de pegar o errado é imenso. Então o conceito é simples: Menos é mais. Faça uma vistoria em seu estoque e remova imediatamente os frascos vazios, produtos velhos e coisas que não tem utilidade para você. O objetivo é deixar o mínimo de produto, principalmente porque há produtos que fazem o papel de vários produtos ao mesmo tempo. A vantagem disso é a clareza e facilidade de usa-los e explica-los a outros colaboradores.
Faça uma limpeza com senso crítico: Este conceito é muito usado para ter uma percepção mais apurada de quais equipamentos e acessórios são importantes para o seu ambiente. Ao limpar ou observar a limpeza vá anotando tudo o que você acha que não está bom! Pense quais equipamentos poderiam deixar sua limpeza mais prática e rápida. Pesquise na internet o que existe de moderno e simples e que poderá facilitar muito a sua vida e simplificar muito o trabalho.
Avalie e acompanhe. Dar uma repassada constante no estoque de produtos e mantê-lo suprido é muito importante e evita que na hora de mais necessidade falte o que é preciso. Observe com atenção o desgaste de acessórios importantes como pulverizadores, vassouras, panos, mops, escovas e esponjas. Ter acessórios em boas condições é uma das coisas que garantem agilidade e funcionalidade ao serviço.
É bastante obvio que a melhor estratégia de limpeza é não sujar, o que não sujou nem precisa ser limpo. Mas o óbvio as vezes é muito difícil e neste caso isto mexe muito com a questão de hábitos e conduta e isto é muito difícil. O que acontece portanto é que facilmente caímos em uma rotina maçante de limpar e limpar sem parar e não passa pela nossa cabeça que isto poderia não se repetir tanto se a estratégia de não sujar ou de sujar menos fosse implementada.
COMO SUJAR MENOS
Calçado da rua: O conceito de calçado da rua é muito praticado pelos japoneses, e há real benefício de incorporar este hábito em nossas vidas porque além de evitar trazer sujeira para o chão da casa, evita-se também de trazer contaminações afinal a sola do calçado durante o dia trafega por muitos lugares críticos. A idéia é simples: Ter calçados para rua e calçados diferentes para dentro de casa.
Tapetes: Os tapetes e capachos colaboram muito para o conceito de sujar menos. Pesquisas revelam que eles são capazes de fazer uma contenção de 40 a 50% da sujeira. Em ambientes profissionais onde não se aplica o conceito de ter calçados só para dentro eles são uma peça chave, mas nos domicílios também. Então esbanje nos tapetes de boa qualidade em todas as entradas.
Aberturas: Casa ventilada é casa saudável, não há duvida disso, mas manter um equilíbrio e não deixar tantas janelas e portas abertas ao mesmo tempo ajuda a manter os ambientes mais limpos, afinal a sujeira vem "voando" e as vezes damos bobeira nisso e é muito simples controlar as aberturas.
Limpe na hora: Outro conceito valioso é o de limpar prontamente a sujeira se isto é possível. Deixar para depois é complicado, as sujeiras vão se acumulando e desmotiva muito saber que agora já precisa bastante tempo para fazer. Agora se de imediato formos limpando as pequenas sujeiras o acúmulo não será expressivo e o ambiente nem chegará a sujar por completo. Lembre-se é questão de cabeça, de condicionamento, de hábito e é muito possível, é só treinar e treinar! O resultado será incrível.
É bom pensar que o conceito "todos sujam, um só limpa" é bem ultrapassado. Veja que mudar o conceito para "Todos sujam pouco e todos limpam muito", significará um avanço surreal em casa. Isto é possível e se chama: Formar uma equipe!
COMO FORMAR UMA EQUIPE
Conversar sobre limpeza: Tudo se consegue abrindo a comunicação, falar em casa e na empresa sobre limpeza pode abrir um leque de idéias e inovações e mobilizar muito colegas e menbros da família, tente isso e verá o milagre acontecer. Lembre-se limpeza não é um mal necessário e sim tratar da saúde e do bem estar de todos.
Educar os filhos para a limpeza: Os pais querem muito dar uma ótima educação para os filhos: Bons modos, escola, profissão, valores. A limpeza é um capítulo importantíssimo deste processo de educação, então treinar os pequenos de acordo com sua faixa etária a cuidar, limpar e organizar suas coisinhas é um ótimo início. Se você deixar o seu filho observar a louça sendo limpa, o carro sendo lavado, as roupas sendo organizadas irá aos poucos validando a idéia de que logo serão ajudantes engajados e de quebra levarão isto para a vida.
Homens limpam: Que limpeza é coisa de mulher é uma idéia que já não combina com a vida a muito tempo. Hoje homem e mulher trabalham de igual para igual e mesmo que aja uma desproporção em algum caso é claro que o homem pode mesmo que em menor volume ajudar na limpeza e vale lembrar que os homens tem mais força e podem pegar o jeito com rapidez.
Equipamentos modernos: Uma fonte de motivação é fazer rápido e bem feito e isto tem a ver com equipamento bom, moderno e que funciona. Em um trabalho de equipe boas ferramentas ajudam a realizar em limpeza em tempo record e isto vai empolgando cada vez mais.
Super clima na hora de limpar: Isto significa colocar um musicão, preparar um lanche. Aí a limpeza vira festa e deixa de ser um serviço duro e passa a unir a família para juntos atingirem objetivos.
Se precisar contratar uma limpeza: Lembre-se de atender a legislação que distingue diarista de empregada doméstica e de empresa terceirizada. Mas a questão não é só pagar e pronto! Tem mais coisas envolvidas. Por exemplo: Tem que treinar o profissional com os produtos e acessórios, explicar muito bem detalhes e particularidades do seu ambiente. Tratar muito bem este colaborador, elogia-lo, reconhece-lo. Fazer agrados extras funciona muito se você perceber que o que ele entregou ficou acima média. Estas coisas bem feitas vai garantir que se você encontrou uma pessoa boa ela vai continuar com você, ou se precisar de outra vai ser fácil alguém vir cobrir sua demanda.